O povo indígena Huni Kuin está localizado no estado do Acre e a arte da tecelagem é feita pelas mulheres da etnia. Seus grafismos são chamados “kene” que quer dizer “desenho verdadeiro”. Para eles, o desenho é um elemento crucial na beleza da pessoa e das coisas. Cada desenho está relacionado a um elemento da natureza, seja com os animais, com as flores, folhas, espinho etc. Quando estão tecendo as mulheres cantam pedindo a força da aranha para que teçam rapidamente. Na cultura Huni Kuin a história da origem do algodão é que ele era criado pela aranha, por isso evocam sua força.
O algodão utilizado para fazer a arte têxtil é da própria aldeia. Elas tecem o fio do algodão, depois tingem com tintas naturais extraído árvores como mogno, cerejeira e pau brasil. Trata-se de uma cultura artesanal que é passada de mãe para filha, através de gerações. A anciã da foto; mãe de Mawapai, uma importante artesã da comunidade, ensina à neta a arte que aprendeu com seus antepassados. As crianças aprendem esse processo desde bem pequenas, onde tudo é feito em comunidade.
A Bossapack vem desenvolvendo nos últimos tempos um trabalho bem próximo às comunidades indígenas por meio de parcerias que possibilitam a valorização do rico artesanato brasileiro e contribuem com a conservação dos povos originários. Recentemente, criamos a bolsa SACI que leva aplicações desse trabalho artesanal das Huni Kuin.
Fonte:
https://www.youtube.com/watch?v=cGHSc_MJnMU
https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Huni_Kuin_(Kaxinaw%C3%A1)