Origens Brasil, parceira da Bossapack ganha Prêmio da ONU

Foto: ©FAO/Giuseppe Carotenuto

No dia 26 de junho, o Origens Brasil recebeu Prêmio Internacional de Inovação para a Alimentação e Agricultura Sustentáveis da ONU – Organizações das Nações Unidas. O objetivo do prêmio é reconhecer inovações no mundo capazes de contribuir para a transformação dos sistemas alimentares, para reduzir a fome no mundo e para a segurança alimentar da agricultura familiar.

 

O Origens Brasil é uma iniciativa do Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, uma associação civil sem fins lucrativos. Criado em 2016, a iniciativa atua de forma a dar mais transparência e comunicar a origem dos produtos que consumimos vindos da floresta. Dessa forma, coloca luz no valor das conexões entre quem produz e quem compra.

Você já se perguntou quem produz seus produtos, quem faz, como faz? Essa informação é disponibilizada para os consumidores por meio de um QR code impresso nos produtos das empresas envolvidas no projeto. Eles assim conseguem rastrear a origem daquele produto. O QR code revela informações do produtor, da sua cultura, do território onde vive e da forma de produção e comercialização daquele produto. Esse método garante transparência das ações e relações comerciais mais éticas. O consumidor tem ainda a garantia de que aquele produto que ele está comprando e as respectivas empresas respeitam a sociobiodiversidade.

 

O Brasil abriga a maior biodiversidade do planeta, contando com mais de 20% do total de espécies conhecidas na Terra. Esse percentual garante ao país o posto de principal nação entre os 17 países com maior índice de biodiversidade, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Este projeto então é essencial para se criar um sistema em rede que promove uma economia mais descarbonizada e que mantém as florestas de pé.

A Bossapack é uma das empresas que trabalha diretamente com o Origens Brasil. As mulheres da etnia Kayapó realizam desenhos das suas tradições em tecidos. Essas pinturas integram uma linha de mochilas especiais da marca que dessa forma cultiva e valoriza a cultura indígena. Outra instituição importante nesse relacionamento é a AFP – Associação Floresta Protegida, que faz parte do Comitê Territorial do Origens Brasil e desempenha uma função importante no monitoramento desse sistema no território do Xingu, pela sua longa atuação (desde 2002) na proteção e preservação dos povos Mẽbêngôkre / Kayapó, no sul do Pará.

 

Outros produtos que também integram o projeto são: chocolates, castanhas, geleias, cestarias, pimentas, óleos, cogumelos, artesanatos, mel, farinhas, borracha, entre outros. Cada produto dessa rede traz uma história rica em cultura, tradição e conhecimento.

 

O Origens Brasil é 100% financiado pelo Fundo Amazônia, um importante fundo de conservação da Amazônia, que tem permitido escalonar iniciativas como estas, conseguindo conciliar a produção com a preservação. O Fundo existe há mais de 10 anos e 95% dos seus recursos são doados pela Noruega e pela Alemanha. Tal acordo de cooperação vem sofrendo ameaças a sua continuidade em função das políticas governamentais atuais que exigem alteração nos acordos exigindo que parte dos recursos doados seja direcionada para indenizações de proprietários rurais situados dentro das áreas de preservação que sofreram algum tipo de desapropriação de terra. Tal medida é contrária às regras atuais do acordo. Até que se resolva o impasse, não há garantia de sua continuidade, o que poderá significar um retrocesso nas políticas socioambientais conquistadas e a impermanência de mais de 100 projetos que recebem recursos deste fundo, incluindo o Origens Brasil.

 

Em 2018, a atuação da Origens Brasil envolveu 1508 produtores membros, trabalhando com um total de 34 etnias. Portanto, o prêmio concebido à iniciativa tem um significado muito positivo na valorização dessas culturas. É especialmente um reconhecimento importantíssimo para os povos da floresta e também consumidores, empresas e instituições de apoio local que constroem juntos um mundo mais sustentável. Nós, da Bossapack estamos muito orgulhosos.

 

Valorizar nossas florestas é valorizar quem vive delas!

 

Fontes:

http://www.origensbrasil.org.br/

http://imaflora.blogspot.com/2019/06/origens-brasil-ganha-premio.html

http://www.fundoamazonia.gov.br/export/sites/default/pt/.galleries/documentos/rafa/RAFA_2018_port.pdf

https://g1.globo.com/natureza/blog/andre-trigueiro/post/2019/06/03/15-pontos-para-entender-os-rumos-da-desastrosa-politica-ambiental-no-governo-bolsonaro.ghtml

#origensbrasil #imaflora #isa #amazonia #unitednations #socioambiental #floresta #rainforest #fao #onu

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Posts relacionados

Projeto Aruanã

  Fundado em 2012, o projeto Aruanã tem como missão monitorar e proteger as tartarugas marinhas na área da Baia da Guanabara, assim como sensibilizar

Leia mais »

A Cultura Huni Kuin

No dia 26 de junho, o Origens Brasil recebeu Prêmio Internacional de Inovação para a Alimentação e Agricultura Sustentáveis da ONU – Organizações das Nações Unidas. O objetivo do prêmio é reconhecer inovações no mundo capazes de contribuir para a transformação dos sistemas alimentares, para reduzir a fome no mundo e para a segurança alimentar da agricultura familiar.

Leia mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *